Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Coleção discute desafios do Pnae e da alimentação escolar em tempos de pandemia

Lançada pela Fian Brasil, as cinco publicações fazem parte do projeto “Crescer e aprender com comida de verdade"




A Fian Brasil lançou uma coleção de publicações do projeto “Crescer e Aprender com Comida de Verdade – pelo Direito à Alimentação e à Nutrição Adequadas na Escola”, que discutiu, ao longo do ano de 2021, a promoção desse direito humano, conhecido pela sigla Dhana, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O livro “Crescer e Aprender com Comida de Verdade: um ano em defesa do direito à alimentação adequada no Pnae” reúne as atividades realizadas pelo programa, sob o forte impacto da pandemia de Covid-19, e ataques às políticas sociais e ao cardápio escolar, e compila materiais produzidos pela equipe da FIAN e pelo portal jornalístico O Joio e O Trigo, parceiro na iniciativa.

A coleção inclui também o livreto “O Pnae em fatos e números: a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar’, que traz o histórico e a legislação, objetivos e diretrizes e a dimensão do Pnae, e as cartilhas “Como exigir o direito à alimentação e à nutrição adequadas no Pnae?” e “Alimentação e nutrição adequadas no Pnae: mais alimentos frescos, menos ultraprocessados”. O projeto teve a colaboração da ACT Promoção da Saúde, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP).

Somando-se aos parceiros, o Instituto Desiderata incidiu, no período, sobre o projeto de lei 1662/2019, no município do Rio de Janeiro, focado na proteção da alimentação de crianças e adolescentes, especialmente no âmbito escolar.

A FIAN Brasil também contou com a parceria da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) e do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB), entre outras organizações.

Acesse a coleção de publicações no site da Fian Brasil


6 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Rua Humaitá, 275 - 7° andar
Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22261-005
desiderata@desiderata.org.br

(51) 99371-8689 | (21) 99137-8233