O Dia das Crianças (12/10) está chegando e, quando falamos em comemorar essa data, pensamos logo em brincadeiras e comidas gostosas. O problema é que, muitas vezes, essas festas são carregadas de bebidas e alimentos ultraprocessados que não fazem bem à saúde. Esses alimentos, que costumam ter grande adição de açúcar e sal, podem ser agradáveis ao paladar, mas não são nutritivos. Além disso, podem abrir espaço para hábitos nada saudáveis na infância.
A gente sabe que a correria do dia a dia e a praticidade podem nos fazer recorrer aos alimentos comprados prontos, que só precisam ter o pacote aberto ou desembrulhado, mas, que tal se desafiar e fazer um Dia das Crianças diferente, com comidinhas saborosas e saudáveis?
Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:
1. Planeje com antecedência
Antes da festa, é fundamental fazer um planejamento do cardápio. Assim, você pode se organizar para comprar alimentos in natura ou pouco processados e prepará-los em casa. Opte por opções saudáveis, com frutas, ou receitas à base de frutas e legumes. Evite ao máximo os alimentos ultraprocessados, como salgadinhos de pacote, bolos prontos e refrigerantes.
2. Variedade é a chave
Ofereça uma variedade de alimentos para que as crianças tenham opções saudáveis para escolher. Disponibilize frutas picadas, como maçã, banana, uva e morango. Sanduíches integrais, com recheios leves, como queijo minas e frango são boas pedidas. Outro sucesso entre as crianças é a pipoca. Os alimentos podem ser apresentados de forma lúdica, com cortes diferentes, enfeitados e em formato de espetinhos, por exemplo.
3. Bebidas saudáveis
As bebidas também merecem atenção. Opte por sucos naturais sem adição de açúcar. Você pode testar misturar sucos ou polpas de fruta natural com água com gás para dar um efeito interessante. O chá mate natural é outra ótima opção e pode ser misturado a frutas como limão ou maracujá para uma bebida refrescante e saudável!
4. Controle as porções
Lembre-se de controlar o tamanho das porções servidas. Isso ajuda a evitar o desperdício e a promover o equilíbrio na alimentação das crianças.
5. Evite o exagero de doces
As festas geralmente têm uma abundância de doces, bolos e chocolates. Dê preferência às preparações mais caseiras. É importante permitir que as crianças consumam estes alimentos, mas com moderação. Defina um limite para a quantidade de doces que podem ser consumidos e explique aos pequenos a importância de não exagerar.
6. Atividade física
Incentive as crianças a se movimentarem e a brincarem durante a festa. Organize jogos e brincadeiras que as mantenham ativas. Isso ajuda a equilibrar o consumo de alimentos e estimula atividades integradoras, coletivas e que não usem telas.
7. Brincadeiras que envolvam a importância da alimentação a saudável
Para entreter as crianças e trazer informações a respeito de bons hábitos alimentares, uma boa ideia é realizar atividades educativas sobre alimentação. Um exemplo é o jogo da memória utilizando figuras de alimentos, como frutas, legumes e verduras. Outra opção é fazer uma brincadeira na qual as crianças, de olhos vendados, tentem adivinhar quais alimentos estão experimentando. Essa atividade pode ser expandida utilizando outros sentidos, como o tato e o olfato.
Agora é com você!
É possível proporcionar uma festa divertida no Dia das Crianças sem abrir mão de uma alimentação saudável. Mudar hábitos não é simples, nem acontece de um dia para outro, mas mostrar opções de alimentos gostosos, bem preparados e saudáveis, em uma ocasião de festa e brincadeira, pode trazer uma referência positiva para as crianças.
E, se você não sabe por onde começar, a gente te ajuda deixando mais uma dica: a cartilha de receitas CartilhaVirtual_ReceitasInfantis.pdf (multiscreensite.com) do projeto de extensão Assistência Nutricional Materno-Infantil (AMInutri), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aproveite!
Comments