Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Documentário brasileiro revela o poder da indústria de ultraprocessados



Você já pensou que suas escolhas alimentares não são feitas de forma tão livre quanto acha? O documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados” traz a reflexão para o público de como a sua alimentação está na mesa de negociação das grandes empresas de alimentos e bebidas.


Realizado pelo Idec, em parceria com o Coletivo Bodoque, o filme ganhador do prêmio Rome Independent Prisma Awards na categoria melhor mini documentário foi lançado em 18 de novembro, no canal do YouTube Alimentando Políticas.


Big Food é o nome dado às grandes corporações de alimentos e bebidas ultraprocessados, como lasanhas congeladas, salgadinhos e refrigerantes, que estão no mundo inteiro e adotam estratégias para influenciar em políticas públicas que impactam nos hábitos alimentares, condições de trabalho e uso de recursos naturais. Só no Brasil, essas empresas faturam anualmente R$ 700 bilhões.


“Enquanto essas empresas enriquecem vendendo produtos nada saudáveis, vidas estão sendo perdidas em todo mundo devido ao aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, que estão diretamente relacionadas ao consumo de ultraprocessados”, afirma Ana Paula Bortoletto.


Hoje, 1 em cada 10 pessoas no mundo tem diabetes, segundo o 10ª Edição do Atlas Diabetes 2021, um aumento de cerca de 16% em comparação aos dados de 2019. O Brasil é o país com maior número de pessoas com diabetes na América Latina e o quinto no mundo, são 16,8 milhões de pessoas com a doença. A cada 5 segundos uma vida é perdida devido a doença no mundo.


No documentário, diferentes especialistas analisam o poder que essas corporações do ramo de alimentos e bebidas ultraprocessados concentram, em nível nacional e internacional, e alertam sobre as suas perigosas relações com o poder público.


Com o objetivo de estimular a discussão, professores, profissionais da saúde e gestores públicos podem agendar exibições em universidades e espaços públicos. As informações para exibição, bem como o trailer e ficha técnica do mini doc, estão disponíveis no site Alimentando Políticas.


4 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Rua Dona Mariana, 137 - casa 07 Botafogo, Rio de Janeiro - RJ 22280-020

desiderata@desiderata.org.br

(21) 2540-0066 | (21) 3648-6092