Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Mapa de feiras orgânicas é selecionado em laboratório de inovação da Opas/OMS




Uma iniciativa que mapeou a localização de feiras orgânicas em todo o Brasil foi selecionada pelo Laboratório de Inovação, um concurso realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras que fortaleçam sistemas alimentares.


O Mapa das Feiras Orgânicas foi desenvolvido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e selecionado entre mais de 80 iniciativas pelo seu papel no incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras. O projeto tem a cooperação técnica do Ministério da Saúde.


O Laboratório de Inovação tem como objetivo identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizem e fortaleçam sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e aumentem a disponibilidade e o consumo de alimentos frescos.


“O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta pensada para facilitar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis. Hoje já temos um cadastro de quase 900 feiras orgânicas ou agroecológicas espalhadas por todo o país. Basta acessar o site e encontrar a feira mais perto de você”, explica Janine Coutinho, coordenadora do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.


O Mapa de Feiras Orgânicas foi criado em 2012 para aproximar consumidores e produtores de alimentos orgânicos ou de base agroecológica. A ferramenta funciona de forma colaborativa e tem como objetivo estimular a alimentação saudável e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.


As dez experiências com maior pontuação serão apresentadas no Encontro do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil, previsto para dezembro de 2021. Haverá também uma publicação dos melhores trabalhos em “Experiências Inovadoras de Produção, Abastecimento e Consumo de Frutas, Legumes e Verduras”.


Mapa de Feiras Orgânicas

Fonte: Idec


1 visualização
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Rua Humaitá, 275 - 7° andar
Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22261-005
desiderata@desiderata.org.br

(51) 99371-8689 | (21) 99137-8233