top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Ministério da Saúde publica nota com orientações sobre aleitamento e alimentação em creches

Objetivo é estimular o aleitamento materno no âmbito escolar



Crédito: Divulgação MS


Para estimular o aleitamento materno no âmbito escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou uma nota técnica com orientações sobre amamentação e alimentação saudável para crianças de até 3 anos matriculadas em creches, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da amamentação e reforçar que o ambiente escolar também é lugar de oferecer leite materno aos bebês. O documento, disponível no site do FNDE, traz uma série de orientações às mães sobre como extrair, armazenar e transportar o leite materno, e recomendações detalhadas de como as creches devem recepcionar, guardar, manipular e ofertar o alimento.


Leia a íntegra da nota técnica disponível no site do FNDE.


A nota também orienta sobre o uso de fórmulas infantis nos casos em que não é possível amamentar, nos termos do que determina o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde.


Na segunda parte do documento, há ainda recomendações sobre introdução e alimentação complementar após os seis meses de idade, destacando a proibição da oferta de produtos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel ou adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças até três anos, ainda de acordo com o Guia.


Os primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Uma alimentação adequada e saudável nesta fase impacta positivamente para a formação de hábitos saudáveis, além da manutenção da saúde ao longo de toda a vida do indivíduo.


A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que o leite materno seja oferecido até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até o sexto mês de vida da criança. Ao completar seis meses, deve-se introduzir a alimentação complementar adequada e saudável, com a continuidade do aleitamento materno.



403 visualizações
bottom of page