Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Nutricionistas lançam e-book para promover alimentação saudável nas escolas

Publicação sugere 51 atividades diferentes para desenvolver o tema em sala de aula

Imagem destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil



Um e-book gratuito voltado a professores e professoras propõe uma série de atividades para promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade infantojuvenil no ambiente escolar. “Educação alimentar e nutricional como estratégia para a prevenção da obesidade e seus agravos: práticas pedagógicas aplicadas à escola” traz 51 propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula.


A obra é organizada pelas nutricionistas Ana Paula de Queiroz Mello, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Nágila Raquel Teixeira Damasceno, diretora da Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário (HU) da USP, coordenadoras do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde (Peduca), que deu origem ao livro.


A ideia é orientar as crianças sobre como identificar os alimentos e as melhores opções para manter hábitos alimentares saudáveis por meio de uma abordagem mais lúdica. Todas as atividades devem ter duração de uma aula e podem ser seguidas por propostas práticas no final. Os temas foram divididos em cinco categorias:


Alimentação Saudável e Rotulagem

Atividades em sala de aula e Rodas de Conversa

Feiras, Oficinas e Hortas

Jogos e Brincadeiras

Projetos para Disciplina Eletiva


Para auxiliar os professores e professoras, cada atividade conta com o objetivo educativo, materiais necessários, desenvolvimento e tempo de aplicação, assim como área de conhecimento e ciclo de ensino contemplados.


Elaborado em plena pandemia de covid-19, entre os anos de 2018 e 2019, o Peduca é voltado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no ambiente escolar, em especial à obesidade. O programa prevê a incorporação da temática Alimentação e Nutrição de maneira transversal, a ser ministrado pelo professor da classe ou de disciplinas que já integram os currículos escolares.


Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o curso passou a ser oferecido, virtualmente e de forma gratuita, a todos os funcionários públicos vinculados às escolas estaduais do Estado de São Paulo.


A publicação pode ser baixada gratuitamente neste link


8 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Rua Humaitá, 275 - 7° andar
Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22261-005
desiderata@desiderata.org.br

(51) 99371-8689 | (21) 99137-8233