top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Prefeitos do Rio e de Niterói assinam declaração por acesso a alimentos saudáveis



Quatro prefeitos de cidades da América Latina assinaram, no dia 25 de outubro, uma declaração conjunta pedindo medidas urgentes para garantir o acesso a alimentos saudáveis. Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, estão entre eles. As duas cidades já deram passos em defesa de uma alimentação saudável ao aprovarem leis que proíbem a oferta e venda de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes e salgadinhos de pacote, nas escolas públicas e privadas dos municípios.


A assinatura é mais uma medida que colabora para a implementação dessas leis e para outras ações relacionadas à qualidade alimentar da população. A declaração é uma iniciativa da rede global Parceria para Cidades Saudáveis, que engloba 70 cidades em todo o mundo que atuam pela prevenção de doenças não transmissíveis e lesões, por meio da redução de fatores de risco, sendo a má alimentação um deles. Além de Eduardo Paes e Axel Grael, assinaram o documento Daniel Passerini, prefeito de Córdoba, na Argentina, e Carolina Cosse, de Montevideo, no Uruguai.


Vale lembrar que uma alimentação inadequada, principalmente quando rica em alimentos ultraprocessados, é fator de risco para a obesidade e o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DNCTs), como a diabetes e a hipertensão. Atualmente, as DCNTs são responsáveis por 81% das mortes na América Latina.


49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page