Parceria busca levar alimentação mais saudável a 35 mil estudantes de escolas públicas
Quase 35 mil estudantes de escolas públicas de Sobral, no Ceará, serão beneficiados pela redução de ingredientes de origem animal e a substituição por proteínas vegetais na merenda escolar.
A cidade oferece cerca de 2,4 milhões de refeições aos estudantes anualmente. A ideia é reduzir em até 20% os alimentos de origem animal e aumentar o consumo de verduras, legumes, grãos e frutas.
O projeto é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Sobral e o programa Alimentação Consciente Brasil, das organizações Mercy For Animals e Humane Society International, e inclui capacitação de merendeiras e orientações nutricionais para a comunidade escolar.
Firmada no primeiro semestre, a parceria foi resultado da participação de Sobral na primeira edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares, idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã, com correalização do ICLEI América do Sul (Governos Locais pela Sustentabilidade), apoio do Instituto Ibirapitanga e Instituto Clima e Sociedade.
O baixo consumo de frutas, grãos, hortaliças e legumes, somado ao alto consumo de alimentos de origem animal, aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes e câncer. Em paralelo, este desbalanceamento está diretamente ligado a problemas ambientais graves como o desmatamento e uso excessivo da água.
“Acreditamos que as políticas alimentares impulsionam o desenvolvimento sustentável, podem contribuir para a regeneração do planeta e também para a saúde das pessoas no presente, além das futuras gerações”, comenta Alice Martins, Gerente Sênior de Políticas Alimentares do ACB.
Saiba mais aqui
コメント