top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Webinar Obes(C)idades discute relação entre território e marcadores de saúde




A relação entre indicadores de obesidade e marcadores territoriais foi tema do webinar Obes(C)idades 2022, promovido pelo Instituto Cordial e que reuniu diversos pesquisadores e instituições que pesquisam o tema.


Letícia Cardoso, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz falou sobre o peso do contexto espacial e social, e o impacto dos ambientes alimentares e da dinâmica espacial de grandes cidades em relação à prática de atividade física.


Elo entre as cadeias de abastecimento e o consumidor, o ambiente alimentar impacta as escolhas em relação à qualidade, diversidade e quantidade na alimentação, influenciando diretamente no estado nutricional dos indivíduos.


Letícia apresentou dados do Projeto Salubal, um programa de pesquisa global que estuda a relação entre urbanismo e indicadores de saúde em diferentes países. O Brasil participa por meio de pesquisadores da Fiocruz e da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Entre os palestrantes, estão ainda Olavo Viana Costa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, que falou sobre os sistemas de dados e monitoramento no âmbito do SUS.


Fernanda Vidigal, consultora em primeira infância, apresentou dados sobre a aproximação das informações dos sistemas educacionais, de saúde e assistência social em municípios brasileiros.


Determinantes ambientais como a presença de produtos ultraprocessados foram tema da apresentação de Patrícia Jaime, do Nupens da USP, a partir da abordagem do Guia Alimentar Para a População Brasileira.


Maria Cecília Tenório, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, falou sobre ambientes obesogênicos. Por fim, Rafael Barreto, coordenador de projetos do Instituto Desiderata, falou sobre a experiência nos cuidados com a obesidade na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

O webinar pode ser assistido na íntegra neste link



19 visualizações
bottom of page