Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Conheça as publicações

Estratégia Nacional Para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil - Proteja

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2021

Publicação com orientações técnicas e estratégias para apoiar a implementação de ações em nível municipal, estadual e distrital para prevenção e atenção à obesidade infantil. É destinado aos gestores locais e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). 

Policy briefing - Obesidade Infantil: estratégias para prevenção e cuidado

POR CENTRO DE EXCELÊNCIA CONTRA A FOME BRASIL (WFO) - 2021

Cartilha voltada a gestores com recomendações práticas e sugestões de políticas públicas e outras ações em nível local e regional para a prevenção e o controle da obesidade infantil. O Centro de Excelência contra a Fome Brasil é o braço brasileiro do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês).

Tem veneno nesse pacote

POR INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC)  - 2021 

Pesquisa em laboratório sobre a presença de agrotóxicos em oito categorias de alimentos ultraprocessados com apelo infantil, como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e pães. Foram encontrados resíduos de 13 tipos de agrotóxicos em diversos produtos. 

Alimentos ultraprocessados:
Uma ameaça global à saúde pública

POR FACTSHEET GHAI - 2021

Panorama sobre o que são alimentos ultraprocessados e como o aumento do consumo desses produtos em escala mundial têm causado mudanças em sistemas alimentares e contribuído para agravar a incidência de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

POR INSTITUTO DESIDERATA E INSTITUTO ALANA - 2020

Cartilha com os principais dados, recomendações e fatores externos que influenciam a obesidade em crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. A publicação traz ainda leituras recomendadas e referências sobre o tema.

2º Panorama da Obesidade em crianças e adolescentes

POR INSTITUTO DESIDERATA - 2020

Publicação anual com informações, dados e análises que ajudam a entender o cenário da obesidade infantil no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, e a identificar desafios e oportunidades para sua prevenção e controle.

Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE -2019

Alinhado à abordagem do Guia Alimentar, o guia para as crianças menores de dois anos orienta famílias, programas e ações de proteção à saúde e segurança alimentar das crianças nessa faixa etária. A publicação traz recomendações práticas sobre a amamentação e alimentação nos primeiros dois anos de vida.

1º Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes

POR INSTITUTO DESIDERATA -2019

Primeiro compilado anual produzido pelo Desiderata com informações, dados e análises sobre o cenário da obesidade infantil no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. A publicação traz ainda a opinião de diferentes especialistas sobre o tema.

Guia alimentar para população brasileira

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2014

Principal instrumento de política alimentar no Brasil, o guia orienta a população sobre hábitos saudáveis de alimentação, além de subsidiar políticas públicas e incentivar a promoção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis. Foi o primeiro a classificar os alimentos pelo nível de processamento, além de ser um dos poucos a considerar a sustentabilidade na discussão sobre sistemas alimentares.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Rua Dona Mariana, 137 - casa 07 Botafogo, Rio de Janeiro - RJ 22280-020

desiderata@desiderata.org.br

(21) 2540-0066 | (21) 3648-6092