top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Conheça publicações importantes para a prevenção e o cuidado da Obesidade Infantil

Ambiente Hospitalar Pediátrico promotor da alimentação adequada e saudável

POR INSTITUTO DESIDERATA - 2023

Esta nota técnica apresenta subsídios para a implementação de um ambiente hospitalar promotor da alimentação adequada e saudável, com base em legislações vigentes, evidências científicas e na análise da alimentação e do ambiente alimentar do Hospital Pediátrico Getúlio Vargas Filho, em Niterói/RJ. 

Guia Prático para uma Cantina Saudável

POR INSTITUTO DESIDERATA, UFMG e GEPPAAS - 2023

Com o objetivo de reunir informações sobre a comercialização de alimentos e bebidas em cantinas e lanchonetes de escolas privadas e seu entorno e coordenado por professores de várias universidades brasileiras, o Guia Prático para uma Cantina Saudável foi desenvolvido para auxiliar, de forma prática, gestores e colaboradores responsáveis pelas cantinas escolares na implementação de ambientes alimentares saudáveis para as crianças e adolescentes.

PL Modelo Para as escolas

POR IDEC - 2023

Idec em parceria com a ACTInstituto DesiderataFian e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apresenta a proposta de um modelo de Projeto de Lei para transformar as escolas públicas e privadas do Brasil em um ambiente escolar promotor da alimentação adequada e saudável para todas as crianças brasileiras, tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Ambiente Alimentar das Escolas - Guia para Gestores

POR IDEC - 2023

O Guia Ambiente Alimentar das Escolas do Idec tem como finalidade debater a importância da escola como espaço de construção de hábitos alimentares saudáveis. Nesta edição, apresentamos experiências exitosas de promoção da alimentação saudável no ambiente escolar em três estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, seus desafios e soluções para regulamentar a oferta de alimentos nas instituições de ensino. Inspire-se e ajude a construir ferramentas para um futuro alimentar melhor nas escolas de seu município e estado.

Alimentos ultraprocessados:
Uma ameaça global à saúde pública

POR FACTSHEET GHAI - 2021

Panorama sobre o que são alimentos ultraprocessados e como o aumento do consumo desses produtos em escala mundial têm causado mudanças em sistemas alimentares e contribuído para agravar a incidência de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

POR INSTITUTO DESIDERATA E INSTITUTO ALANA - 2020

Cartilha com os principais dados, recomendações e fatores externos que influenciam a obesidade em crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. A publicação traz ainda leituras recomendadas e referências sobre o tema.

2º Panorama da Obesidade em crianças e adolescentes

POR INSTITUTO DESIDERATA - 2020

Publicação anual com informações, dados e análises que ajudam a entender o cenário da obesidade infantil no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, e a identificar desafios e oportunidades para sua prevenção e controle.

Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE -2019

Alinhado à abordagem do Guia Alimentar, o guia para as crianças menores de dois anos orienta famílias, programas e ações de proteção à saúde e segurança alimentar das crianças nessa faixa etária. A publicação traz recomendações práticas sobre a amamentação e alimentação nos primeiros dois anos de vida.

1º Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes

POR INSTITUTO DESIDERATA -2019

Primeiro compilado anual produzido pelo Desiderata com informações, dados e análises sobre o cenário da obesidade infantil no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. A publicação traz ainda a opinião de diferentes especialistas sobre o tema.

Guia alimentar para população brasileira

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2014

Principal instrumento de política alimentar no Brasil, o guia orienta a população sobre hábitos saudáveis de alimentação, além de subsidiar políticas públicas e incentivar a promoção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis. Foi o primeiro a classificar os alimentos pelo nível de processamento, além de ser um dos poucos a considerar a sustentabilidade na discussão sobre sistemas alimentares.

Estratégia Nacional Para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil - Proteja

POR MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2021

Publicação com orientações técnicas e estratégias para apoiar a implementação de ações em nível municipal, estadual e distrital para prevenção e atenção à obesidade infantil. É destinado aos gestores locais e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). 

Policy briefing - Obesidade Infantil: estratégias para prevenção e cuidado

POR CENTRO DE EXCELÊNCIA CONTRA A FOME BRASIL (WFO) - 2021

Cartilha voltada a gestores com recomendações práticas e sugestões de políticas públicas e outras ações em nível local e regional para a prevenção e o controle da obesidade infantil. O Centro de Excelência contra a Fome Brasil é o braço brasileiro do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês).

Tem veneno nesse pacote

POR INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC)  - 2021 

Pesquisa em laboratório sobre a presença de agrotóxicos em oito categorias de alimentos ultraprocessados com apelo infantil, como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e pães. Foram encontrados resíduos de 13 tipos de agrotóxicos em diversos produtos. 

bottom of page