top of page

Realização:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
SAIBA MAIS SOBRE O

Portal Obesidade

Infantil em Foco

O portal Obesidade Infantil em Foco reúne publicações e pesquisas fundamentais para mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade infantojuvenil no Brasil e no mundo, atuando na articulação na busca por soluções, identificando e aproximando agendas para uma atuação em sinergia.

Desenvolvido pelo Instituto Desiderata em parceria com a Associação Umane, o portal facilita o acesso à informação de qualidade e busca subsidiar a formulação de políticas públicas para a redução da obesidade infantil, reafirmando o sonho do Desiderata em contribuir para que as crianças e adolescentes brasileiros estejam entre os mais saudáveis do mundo.

O Instituto Desiderata é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 2003, com uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. 

Em sua origem, o Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, ampliou seu compromisso e atuação para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e fatores de risco, como obesidade infantojuvenil. 

Desde então, foram diversas ações integradas para sensibilizar gestores públicos e influenciar políticas públicas de prevenção e tratamento da obesidade infantil, tais como a produção e disseminação de conhecimento, monitoramento de dados e mobilização para o tema e Advocacy.

O INSTITUTO DESIDERATA

A obesidade é uma condição complexa e multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode causar prejuízos à saúde da criança e aumentar o risco de desenvolver outras doenças crônicas na vida adulta. O excesso de peso pode coexistir com outras formas de má nutrição e impactar o desenvolvimento escolar e psicossocial de crianças e adolescentes.

A OBESIDADE INFANTIL

Em 2021, o Desiderata dá um passo importante para ampliar sua atuação para outros estados e municípios do Brasil, com o lançamento do portal Obesidade Infantil em Foco e da plataforma Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, com dados nacionais.

A iniciativa se soma a outras duas campanhas lançadas pelo Instituto Desiderata, voltadas para a promoção de ambientes alimentares saudáveis e para os cuidados com a alimentação e hábitos por cuidadores de crianças e adolescentes. 

PANORAMA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Influenciar políticas, monitorar dados, disseminar conhecimento e mobilizar 

bottom of page